DTM

O que é DTM?

Como dissemos na introdução, a DTM (disfunção temporomandibular) é um conjunto de sintomas que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos da mastigação. Existem três tipos de disfunções temporomandibulares:

Muscular

Esse tipo de DTM ocorre quando há tensão nos músculos mastigatórios. O problema pode ocorrer por diversos motivos, como falta de alimentação que gera desgaste muscular ou devido a lesões musculares. As pessoas que sofrem desse tipo de disfunção costumam sentir dor ao tocar os músculos orofaciais, dificuldade para abrir e fechar a boca e problemas para morder.

Articular

Esse tipo de disfunção ocorre quando o problema está na própria articulação, traumas na região, doenças degenerativas e desgastes podem ser as causas. Além disso, o deslocamento dos discos ATM indica um mau funcionamento e a presença de um DTM. Para identificar o problema, o profissional de saúde procurará anormalidades na articulação temporomandibular.

Misturado

A disfunção mista ocorre quando há tensão tanto em uma articulação quanto em um músculo e é mais comum em pacientes. O tratamento da DTM mista, portanto, inclui o tratamento dos músculos da mastigação e da articulação.

Qual é a diferença entre ATM e DTM?

Por serem abreviações semelhantes, muitas pessoas pensam que ATM e DTM se referem ao mesmo problema.

A ATM é a articulação temporomandibular que permite movimentos como mastigar, falar, engolir e muito mais. Cada pessoa tem duas ATMs, localizadas nas laterais da cabeça, perto da entrada da orelha. DTM (disfunção temporomandibular), como já dissemos, é o nome de um conjunto de problemas que surgem na ATM.

Quais são os sintomas da DTM?

Alguns sintomas de DTM parecem não estar diretamente relacionados ao problema, dificultando e demorando ainda mais o diagnóstico. Algumas das queixas mais comuns de quem sofre de disfunção temporomandibular são as seguintes:

inchaço próximo à boca e/ou face;

travamento ao abrir ou fechar a boca;

dor facial;

desvio da mandíbula para um lado;

surdez momentânea;

dor na mandíbula;

dor nas articulações ou face quando a pessoa abre ou fecha a boca (como ao mastigar ou bocejar);

mordida desconfortável (quando os arcos se encontram);

ruídos articulares e dor de ouvido;

ouvido bloqueado;

vertigem ou zumbido;

abertura limitada ou incapacidade de abrir a boca confortavelmente;

dor no pescoço, ombros e costas;

enxaquecas;

surdez momentânea;

ouvir um "clique" ao abrir e fechar a boca.

Como você deve ter percebido, os sintomas da DTM são muitos e nem sempre parecem estar diretamente relacionados ao problema. Por exemplo, quando há enxaqueca, dor no pescoço, ombros e costas. Por isso, é uma boa dica analisar se eles aparecem quando a pessoa está tensa e se aparecem juntos.

Quais são as causas da DTM?

Como identificar DTM?

O diagnóstico de DTM deve ser feito apenas por um profissional de confiança. Para identificar a disfunção, o dentista fala sobre os sintomas do paciente e primeiro faz um exame de palpação da articulação e dos músculos. Para ter certeza do diagnóstico, ele ainda pode solicitar um exame de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Quais tratamentos?

Como não há cura para a DTM, uma vez identificada, o profissional de saúde pode recomendar um dos seguintes tratamentos para aliviar os sintomas:

Medicamentos – relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos são medicamentos indicados para reduzir a dor causada pela DTM muscular.

Fisioterapia – alguns exercícios físicos e massagens direcionadas podem ser benéficos no alívio da dor da DTM. Além disso, a aplicação de técnicas de calor e crioterapia (que envolvem a aplicação de frio no local) aliviam a dor.

Toxina botulínica - a aplicação dessa substância inibe a liberação do neurotransmissor acetilcolina na articulação, o que reduz a contração muscular e, com isso, diminui a dor causada pela DTM.

Acupuntura – técnica realizada em áreas específicas da face que pode aliviar a dor causada pela disfunção da musculatura temporomandibular.

Placas de mordida - as placas são indicadas para pessoas com bruxismo.

Exercícios fonoaudiológicos - treinam a "atitude" da mandíbula, o que garante o fortalecimento muscular.

Quando a cirurgia de DTM é indicada?

A cirurgia de DTM nunca deve ser a primeira opção realizada após a descoberta de um problema, os tratamentos citados anteriormente (chamados de conservadores) visam aliviar os sintomas da disfunção temporomandibular sem um procedimento invasivo.

No entanto, se os procedimentos conservadores não forem mais eficazes e os sintomas continuarem prejudicando a qualidade de vida do paciente, a cirurgia deve ser considerada. Portanto, para entender se realmente é a melhor opção para o seu caso, consulte o seu dentista, só ele poderá indicar esse tratamento para você.

Lembre-se, quanto mais cedo os sintomas de DTM forem tratados, mais rápido eles desaparecerão. Para evitar a cirurgia, converse com seu dentista sobre todas as opções de tratamento desde o início.

Ao longo deste texto, mostramos que a DTM é um conjunto de sintomas que podem afetar os músculos da mastigação e a articulação temporomandibular. Explicamos que existem três tipos principais de DTM, que não existe uma causa comprovada do problema, mas que existem vários sintomas que podem prejudicar o paciente, desde dores de cabeça até dificuldade para abrir e fechar a boca. Além disso, apresentamos métodos de tratamento e quando a cirurgia é indicada. Entre em contato conosco e venha fazer uma avaliação! https://contate.me/odontodents