top of page
Buscar
  • Foto do escritorGabriel Mota

Endodontia

Atualizado: 12 de jul. de 2023

A Endodontia é uma área importante do ponto de vista da saúde e também da estética, sendo esta responsável por manter a estrutura interna do dente, mantendo a saúde e a vitalidade da arcada dentária. Se o paciente não prestar atenção ou apoiar o tratamento necessário com os tratamentos endodônticos recomendados, além de prejudicar a própria saúde, corre o risco de sofrer problemas mais graves, como a extração de dentes.

Qual é a relação entre endodontia e tratamento de cárie?

A endodontia está diretamente relacionada ao tratamento da cárie. Um paciente com este problema que não se submeta ao procedimento correspondente corre o risco de danos mais graves à saúde da cavidade oral - daí a necessidade de tratamento endodôntico. Isso porque a cárie pode atingir a polpa (nervo do dente) causando sérios danos. É importante ressaltar que em casos mais graves, a cárie e a falta de tratamento radicular podem levar à perda do dente, que só pode ser resolvida com implantes dentários - procedimento mais complexo, demorado e invasivo. Para evitar tal situação, um paciente com cárie deve consultar um especialista nesta área. Um especialista pode abrir o dente para remover a polpa contaminada e restaurar a coroa. Ressaltamos que a contaminação não se deve apenas à cárie, mas também pode estar relacionada a fraturas no local.

Como saber se você precisa consultar um endodontista? Todo mundo com cárie precisa fazer tratamento de canal? Isso é considerado uma emergência odontológica?

Seu dentista geralmente pode avaliar a cárie e, se estiver avançada, encaminhá-lo a um endodontista para tratamento de canal. Emergências odontológicas ocorrem quando um paciente apresenta dor intensa ou lesões na cavidade oral. Como a dor de dente pode estar associada à cárie avançada, o problema está relacionado ao canal radicular.

A seguir explicamos com mais detalhes as etapas desse tratamento e tudo o que você precisa saber para relaxar durante o processo. Quais são as etapas do tratamento de canal?

Visitar um endodontista é recomendado quando danos significativos ou cárie danificam a polpa do dente. Se a raiz estiver infectada ou inflamada, a pessoa recorre a um especialista. O processo envolve até cinco etapas e pode variar de paciente para paciente.


Como você sabe que precisa de tratamento de canal com base apenas nos sintomas? Aqui estão os sintomas mais comuns:

· inchaço das gengivas perto do dente;

· dor constante no dente;

· sensibilidade dentária;

· cárie avançada.

É importante saber que muitos pacientes que precisam de tratamento de canal não apresentam sintomas e não percebem que estão com cáries, pois em muitos casos podem estar entre os dentes. Além da avaliação odontológica e dos exames preventivos, é muito importante realizar o tratamento odontológico de acordo com as orientações do dentista. Tudo isso pode evitar que as cáries avancem, reduzindo o risco de problemas de saúde mais graves.

Para os casos de endodontia, nós da Odonto Dents disponibilizamos estrutura e especialista capacitado para te orientar e oferecer o melhor tratamento. Entre em contato conosco e venha fazer uma avaliação! https://contate.me/odontodents


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-icone-2.png
bottom of page